20 de julho. Já dá pra dizer que as guiadas estão bombando? Quando achava que iria tirar o domingo para descansar, após uma semana repleta de atividades ornitológicas, eis que aparece o casal vindo de Aruba, Frank e Silvia. Ele de origem surinamesa e ela mexicana. Como não nego oportunidades de estar no mato, lá fomos nós para a Serra dos Órgãos, passarinhar nas partes alta e baixa do Parque Nacional e também na subsede Vale da Revolta do Parque Estadual dos Três Picos. Acima eles observam um araçari-poca (Selenidera maculirostris) na trilha suspensa do PARNASO, em sua sede de Teresópolis.
Corocoxó (Carpornis cucullata)
Teve também um corocoxó (Carpornis cucullata) que posou num galho bem acima da trilha e um casal de cais-cais (Euphonia chalybea), espécie que nunca registrei antes no estado do Rio de Janeiro.
A mata da subsede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Guapimirim.
Saíra-galega (Hemithraupis flavicollis)
A tour terminou na parte da tarde na subsede Guapimirim do Parque, onde observamos algumas espécies típicas da encosta baixa da Mata Atlântica. Destaques para a saíra-galega (Hemithraupis flavicollis), pica-pau-bufador (Piculus flavigula) e o zidedê (Terenura maculata), que apareceu bem abaixo das copas das árvores.
Obrigado Frank e Silvia pela confiança e também ao Ricardo Barbosa da Pica Pau Tours pela nova indicação!
Comments